A coleção de PRESENTES SOLIDÁRIOS da Fundação Infantil Ronald McDonald, utiliza retalhos de tecido 100% portugueses trabalhados à mão por artesãs. Pretende, sobretudo, apoiar famílias deslocadas da sua residência habitual para acompanharem os seus filhos em tratamento num hospital longe de suas casas e que são amparadas pela Fundação, oferecendo-lhes as melhores condições de bem-estar durante o período de tratamento dos seus filhos. Paralelamente, procura espelhar as muitas histórias das crianças que diariamente passam pelas Casas Ronald McDonald do Porto, no campus do Hospital São João, e de Lisboa, junto ao Hospital Dona Estefânia, e ainda pelo Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Tudo começa com um “era uma vez…”
E como tal era uma vez a Maria, uma menina que quando ficou doente teve de ser tratada num hospital bem longe de sua casa. Nessa nova cidade existia uma Casa Ronald McDonald que a recebeu e aos seus pais e irmã. Nesse lugar, que passou a ser a sua nova casa enquanto esteva a fazer os tratamentos que a obrigavam todos os dias deslocar-se ao hospital, Maria tem muitas histórias para contar. Nessa Casa conheceu muitas crianças entre as quais o Pedro, que estava a fazer tratamentos de quimioterapia e por isso ficou carequinha, mas que se divertia com a situação tendo-se disfarçado de pirata, fazendo partidas engraçadíssimas a todos os outros meninos. Na Casa Ronald McDonald ambos recebem a visita de seus familiares e amigos e estão sempre com os seus pais e irmãos ao seu lado.
O sorriso da Maria transforma a vida de muitas crianças que vivem na Casa Ronald McDonald, por isso a Fundação Infantil Ronald McDonald recriou-o numa coleção de artigos, na sua maioria feitos à mão, por mãos carregadas de amor que reciclam tecidos transformando-os em peças de encantar para todas as idades. Com esta coleção a Fundação Infantil Ronald McDonald encontra uma original forma de contar o impacto das Casas Ronald McDonald junto de tantas famílias que se deslocam da sua residência habitual para receber tratamento nos principais hospitais do país. A brincar se conta uma história, que comove a todos, de dois grandes amigos que se conheceram na Casa Ronald McDonald do Porto e que aí criaram uma amizade que vai ficar para o resto da vida. As Casas Ronald McDonald são um lugar que acolhe gratuitamente pequenos grandes heróis. São casas longe de sua casa mas perto do seu coração, pois não há nada que traga mais alegria a uma criança doente, do que ter a proximidade e o abraço da sua mãe e do seu pai.

Na coleção encontra: muitas ideias para presentes, como por exemplo, giríssimos porta-chaves, bonecos e bonecas feitos da reciclagem de tecidos portugueses, mas também muitos artigos de papelaria como coloridos blocos de notas, lápis, marcadores de livros, cadernos e estojos. Um conjunto de razões que facilmente convencerão qualquer um a lembrar-se da Fundação Infantil Ronald McDonald na hora de comprar os presentes deste Natal.

A Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal foi fundada em 2000, tendo, logo no ano seguinte, sido oficialmente reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública. As Casas Ronald McDonald do Porto e de Lisboa e o Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria, em Lisboa, são atualmente os principais projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald Portugal. Integradas na rede mundial da Ronald McDonald House Charities, as três infraestruturas apoiaram até agora de forma totalmente gratuita mais de 2500 famílias.
Carinhosamente tratadas como a “casa longe de casa” durante o tratamento hospitalar das crianças, as Casas Ronald McDonald do Porto e de Lisboa e o Espaço Familiar Ronald McDonald dispõem das comodidades básicas de uma qualquer residência como cozinha, lavandaria e espaços de usufruto comum. Paralelamente, promovem atividades geradas por voluntários em prol do conforto dos usufruidores. Espalhadas pelos cinco continentes em mais de 40 países, as 366 Ronald McDonald House Charities amparam anualmente mais de 3,6 milhões de crianças.

Por Isabel Aragão, Gestora da Casa Ronald  McDonald do Porto

Para mais informações: www.fundacaoronaldmcdonald.com |www.facebook.com/fundacaoronaldmcdoald
Contacto Telefónico: 965277447