O livro “Uma história de sonHo” resulta da aplicação do Projeto Sono Escolas no Agrupamento de Escolas de Arouca. O Projeto Sono Escolas, uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal, surge como uma resposta a quatro constatações: (1) maus hábitos de sono em crianças e jovens; (2) prevalência de distúrbios de sono crescente na população em geral; (3) impacto dos problemas de sono na saúde, no desenvolvimento, no sucesso escolar e na vida familiar e (4) pouco conhecimento sobre o tema.

Uma história de sonHo é um conto repleto de enredos e aventuras, dirigida a crianças e que vai dando conta da importância do sono. Foi escrita por alunos do 3º e 5º anos, num desafio assumido pela equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) do agrupamento de escolas de Arouca, em articulação com a Biblioteca Escolar, o Departamento do 1º ciclo e o Departamento de Línguas. As ilustrações, que encham de cor e magia esta história, foram da responsabilidade dos alunos com necessidades educativas especiais do Atelier de Artes.

Este livro deixa-nos duas mensagens muito importantes: “Ler acalma” e “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, que merecem ser partilhadas em família.

Os dados recolhidos no âmbito do Por Mais Saúde sugerem que a duração do sono poderá constituir um fator de risco para o desenvolvimento de excesso de peso e obesidade. Neste sentido, recomendamos atenção sobre esta temática e sugerimos a leitura de Uma história de sonHo, em família, na hora de deitar!

Pela equipa do Por Mais Saúde