Segundo a Roda dos Alimentos as crianças devem ingerir 2 porções de laticínios*(produtos derivados do leite), por dia. Os lacticínios são excelentes fornecedores de proteínas de elevado valor biológico, ou seja, proteínas que são melhor aproveitadas pelo organismo.
Os alimentos incluídos neste grupo da roda dos alimentos também apresentam, elevados teores de vitaminas e minerais na sua constituição tal como a vitamina D e cálcio.

A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio, equilíbrio do fósforo, mineralização óssea e consequente crescimento dos ossos. A vitamina D também desempenha um papel na saúde do coração e no combate às infeções.O organismo produz vitamina D quando a pele é exposta ao sol, pelo que, crianças que passam muito tempo dentro de casa e escola têm dificuldades a obter vitamina D suficiente.

O cálcio
As crianças necessitam de cálcio diariamente, porque o cálcio que consomem é armazenado no osso e posteriormente “resgatado” para outras funções no organismo, pelo que devem ingerir cálcio suficiente de forma a não terem perda óssea na vida adulta, evitando complicações, como por exemplo osteoporose.

*Quanto é uma porção de laticínios?

  • 1 chávena almoçadeira de leite (250 ml) de leite
  • 1 iogurte líquido ou 1 e ½ iogurte sólido (200 g)
  • 2 fatias finas de queijo (40 g)
  • ¼ de queijo fresco – tamanho médio (50 g)
  • ½ requeijão – tamanho médio (100 g)

O iogurte para além de possuir vitaminas e minerais tais como a vitamina A, cálcio, fósforo, é constituído por bactérias benéficas, que contribuem para o bom funcionamento intestinal.

O leite, para além de ser rico em vitaminas e minerais, é também uma bebida que contribui para a hidratação das crianças pois é maioritariamente constituído por água.

O queijo curado apresenta uma cor mais amarelada e um sabor mais intenso do que o queijo fresco.

O requeijão é um lacticínio bastante versátil, experimenta combina-lo com saladas, nozes e massas!

 

Maria Matos, Nutricionista Estagiária (2420 NE)