Somos mais de quarenta milhões espalhados por todo o mundo, apesar de sermos todos diferentes, falarmos dialetos distintos, de pertencermos a culturais diferentes, temos um lenço que nos une, valores e missões que partilhamos: queremos deixar o mundo sempre um pouco melhor!

Ambicionamos ser realizadores de sonhos, servimos o outro, estamos sempre alerta porque acreditamos que o mundo é um local fantástico para se Ser e Viver.

Muito se poderia escrever sobre o Escutismo, mas preferimos arregaçar as mangas e fazer honrando todos os dias, o nosso fundador, Robert Stephenson Smith Baden-Powell (carinhosamente chamado de BP), praticando uma ação, cuidando da natureza e crescendo saudáveis e felizes.

Não somos mais que um grupo que se reúne, normalmente ao fim-de-semana, e vivemos caçadas, aventuras, empreendimentos e caminhadas apoiados numa educação não formal e objetivos bem definidos cada vez mais exigentes com o avançar da idade. A diferença entre outros grupos juvenis está na nossa missão, que passa por contribuir para a nossa educação através de um sistema de valores baseado na Promessa e Leis Escutistas com a finalidade de formar pessoas realizadas e construtoras de um mundo melhor.

Estamos dividimos em quatro grupo definidos por faixas etárias


(Divisão referente ao Corpo Nacional de Escutas)

Temos entre 6 e 99 anos, aprendemos uns com os outros, pois todos somos importantes. Decidimos que experiências queremos viver, apreender e aprender, somos ainda responsáveis pelo nosso desenvolvimento físico, afetivo, do caráter, espiritual, intelectual e social.

 Fazemos acampamentos, colecionamos experiências, aprendemos a adaptarmo-nos, somos audazes, estamos dispostos a aprender, fazemos amigos para a vida, vemos as estrelas mais bonitas, apanhamos chuva, aprendemos músicas, acendemos fogueiras (apenas em locais permitidos), respeitamos a natureza, fazemos longas caminhadas com a mochila às costas, vivemos com o essencial, escutamos o silêncio, refletimos, fazemos construções, comemos o melhor arroz de atum da nossa vida, dormimos em sacos cama, partilhamos histórias numa tenda, agradecemos, percebemos a importância da família e da vida em comunidade.

Chegamos a casa muito sujos, muito cansados mas muito felizes, e isso é inexplicável!

Hoje,no teu dia de aniversário, agradecemos-te Baden Powell por acreditares que um mundo cheio de crianças e jovens bem preparados  poderiam mudar o mundo…  Estamos por aqui, um pouco por todo o lado, Sempre Alerta para Servir.

Tânia Silva| Psicopedagoga| Chefe de unidade da Ila Secção do Agrupamento 321 Vilar do Paraíso| Secretária do planeamento da junta de núcleo Douro Sul