Muitos pais, assim como eu, gostaríamos de proporcionar um futuro promissor aos nossos filhos. Desta forma, procuramos que estes tenham estilos de vida saudáveis, estudem nas melhores escolas, com os melhores professores, pratiquem uma modalidade desportiva que lhes permita ser felizes. É exatamente neste ponto que gostaria de refletir.

Sou pai de um jovem atleta de uma modalidade desportiva. O que a princípio parecia ser uma ocupação de tempo livre, com o benefício da prática de atividade física, rapidamente ultrapassou o objetivo inicial e tornou-se um projeto mais ambicioso e com desafios mais difíceis. A exigência física, intelectual e o tempo despendido associada à prática desportiva poderá causar, se não for comedida e controlada, consequências nefastas para o crescimento biopsicossocial dos nossos filhos.

Desta forma os pais, treinadores, clubes são elementos importantes e complementares na prevenção destes riscos, no que diz respeito à formação das crianças e adolescentes como atletas e à sua educação como pessoas e cidadãos.

Em relação aos pais é pertinente referir que “apoio” não é “pressão/exigência”. Os pais têm de compreender que os seus filhos não vão apaziguar as suas próprias frustrações (por exemplo, quando os pais desejam para os seus filhos aquilo que eles nunca conseguiram ser), e que as expectativas têm limites. Eles devem saber exprimi-las da forma correta, pois um atleta apenas se sente motivado quando sente que é capaz de alcançar o objetivo definido ou esperado; isto é, se as expectativas dos pais forem demasiado elevadas, e se a criança sente que não consegue lá chegar, vai acabar por diminuir o seu rendimento e, até, por vezes, desistir da modalidade, colocando de parte a sua vida desportiva.

Para saber mais consulte o documento do Comité Olímpico Nacional “Atletas, pais e treinadores: dinâmicas promotoras do sucesso.” (link para hiperligação: http://comiteolimpicoportugal.pt/wp-content/uploads/2018/09/Fasc%C3%ADculo13.pdf )

 

Alexandre Silva| Pai do Hugo e da Helena| Fisioterapeuta| Docente do Ensino Superior